quarta-feira, 15 de outubro de 2008

residência artística

clique aqui para baixar o formulário de inscrição (word.doc)

Essa residência artística tem por objetivo desenvolver ferramentas e práticas de criação artística de modo colaborativo, produzindo lastros que possam ser incorporados na trajetória de cada artista selecionado, assim como ampliar e estimular as questões deste projeto.

Ao todo serão 10 participantes selecionados por inscrição, que serão divididos em 2 grupos de 5.
Juntamente com os selecionados participarão da residência cristian duarte, thelma bonavita (direção do projeto DESABA), leo nabuco (vídeo e foto registro) e rosa hércoles (acompanhamento teórico).



PERÍODO

Residência 1: de 01 a 07 dezembro
Residência 2: de 15 a 21 dezembro

Os artistas selecionados receberão uma ajuda de custo de 500 reais bruto, alimentação e transporte de São Paulo até o local da residência.

O participante deve estar disponível a semana toda, e ficará alojado no CED (Centro de Estudos de Dança) em Caieiras-SP.



PROCESSO DE SELEÇÃO

Desejamos outros critérios para selecionar e avaliar, diferentes dos habituais CVs e cartas de intenção. Assim como, outros modos de produção e trânsito entre as “fronteiras”.

Propomos uma ação criativa: desenvolver uma biografia falsa e produzir uma foto 5X7 para anexar ao formulário que está disponível aqui.

Desenvolva sua biografia falsa.

Preencha o formulário “pedido de visto” também com base nessa proposta.
Basta clicar no link acima para baixar.

Após o preenchimento, encaminhar o DOC por email (o email corresponde ao período de sua preferência e disponibilidade): residencia1@desaba.org ou residencia2@desaba.org.
Atenção ! crie um email específico para essa comunicação.

Os pré-selecionados serão comunicados por email e convocados para um blind date.
Após o encontro cego, o resultado estará disponível aqui no blog.
Caso o inscrito não seja de São Paulo poderemos realizar o encontro cego via SKYPE.
Candidatos de outros Estados que forem selecionados devem arcar com as despesas de transporte até São Paulo.

Inscrições até o dia 20 de Novembro 2008.


5 comentários:

  1. gostaria de saber se posso enviar material para os dois períodos, já que tenho disponibilidade para ambos.

    obrigado.

    ResponderExcluir
  2. sim pode enviar para os 2 periodos !

    ResponderExcluir
  3. Depoimento de uma palestrante/artista
    Rosa Hércoles

    A proposta de realizar residências artísticas entre diferentes é, sem dúvida, um grande desafio. Estrangeiros, uns aos outros, colocados numa situação de intima convivência, onde tudo é um infinito vir a ser. Contrariando qualquer suposição mais apressada, a experiência da primeira residência, apesar de promover muitas reflexões, não nos prepara para uma segunda, dado que, outra conjunção de corpos-mentes é promovida, fazendo-se necessária a configuração de relações muito distintas.
    A paisagem de sermos estrangeiros imediatamente promove algumas modificações comportamentais. Estados de alerta tornam-se relevantes, fronteiras perceptivas são forçadas a se expandirem e, talvez, esta expansão seja, em primeira instância, o exercício maior. A disponibilidade de reconhecer o outro como outro, e não como extensão de seus desejos e expectativas, instala o treino constante e ininterrupto do princípio da alteridade. Por último, mas não menos importante, uma vez que, trata-se da própria proposta do projeto, a autonomia artística dos residentes é requerida.
    Estes três atributos (estados de alerta, noção de alteridade e autonomia artística), promovem uma conduta outra, nossos hábitos pedem por revisão, algo ocorre no nível da cognição, e quando tudo termina não somos mais os mesmos. Não teríamos como ser, a residência promove a imersão em um ambiente criativo que persiste durante as 24 horas do dia e os 07 dias da semana, favorecendo o estabelecimento de outros modelos de produção artística, muito distante dos tradicionais horários de ensaio.
    Promover entendimentos comuns sobre questões como: criação, padrões de movimento, hábitos perceptivos, reconhecimento de premissas e comprometimento de nossas escolhas; foi o modo de colaborar com as duas residências, a única atividade programada eram as palestras por mim proferidas. A obra - O fim das certezas, de Ilya Prigogine, e o texto - Os Métodos da Ciência, de Charles Sanders Peirce, foram as referências bibliográficas utilizadas. A apropriação de tais discursos, e suas proposições de entendimento de mundo, foi variada, mas, em todas as suas manifestações confirmaram a não separação entre teoria e prática. Conhecimento vira criação, que por sua vez, modifica o modo como conheço.

    ResponderExcluir
  4. quem pode se inscrever? que qualificação tem que ter?

    ResponderExcluir
  5. ola,
    essas residências aconteceram em 2008.

    cristian

    ResponderExcluir