quarta-feira, 15 de outubro de 2008


Desaba vem como uma estratégia para comunicar um modo de pensar e produzir. Vem como várias ações, várias falas, muitas músicas e movimentos. Desaba vem como um hedonismo suave e ácido, como uma moda, como uma prática de liberdade.

Para além do “se joga”, vem - desaba!

Desaba é uma associação entre os artistas Cristian Duarte e Thelma Bonavita, para o desenvolvimento de ações culturais com o objetivo de estimular o pensamento crítico, assim como produzir condições para esse exercício. Desaba é uma ferramenta para gerar autonomia e visibilidade, tão raras em nosso tempo.

Utilize-a.

foto ricardo schetty



Pensamos que criação vem antes de projeto e portanto desenvolvemos vários procedimentos para gerar um ambiente onde as nossas questões possam buscar outros interlocutores e produzir bifurcações.

Nosso interesse está em organizar, a partir dessa experiencia, uma rede criativa e potente que possa articular “modos de perfuração” do sistema, produzindo assim, visibilidade sobre nossos desejos e entendimentos de mundo.

Como característica de nossa prática artística está a necessidade de mobilidade entre as diversas áreas do conhecimento, diferentes mídias e territórios, pensando este nomadismo como estratégia de sobrevivência para acessar e dividir questões e inquietações, apostando na autonomia como fator principal para a elaboração de conceitos e produção de conhecimento.

Entendemos que através da ampla combinação entre as areas do conhecimento, poderemos pensar a complexidade do mundo contemporâneo e responder temporariamente a ele, assim como projetar heterotopias*.

Este projeto está inteiramente comprometido com o processo político e cultural da sociedade e busca, através da sua atuação, criar condições para a disseminação de idéias, conteúdos e práticas que provoquem outras questões e instiguem a criatividade.

Para essa ação específica organizamos um ciclo de palestras aberto ao público em geral, propomos um período de residência artística aberto à artistas interessados de várias áreas (inscrições no menu/ residência artística) e desenvolveremos uma montagem artística do núcleo DESABA, com estréia em março de 2009.

TOMBO



foto: Renato Paschoaleto


Estréia / Nova Criação
de 05 a 15 de março de 2009
Galeria Olido
Av. São João, 473 - Centro - São Paulo/SP
quinta à sábado às 20h, domingo às 19h

de 19 a 29 de março de 2009
Teatro Itália, TD - Teatro de Dança
Av. Ipiranga, 344 - República - São Paulo /SP
quinta à sexta às 21h, sábados às 20h e domingo às 18h





residência artística

clique aqui para baixar o formulário de inscrição (word.doc)

Essa residência artística tem por objetivo desenvolver ferramentas e práticas de criação artística de modo colaborativo, produzindo lastros que possam ser incorporados na trajetória de cada artista selecionado, assim como ampliar e estimular as questões deste projeto.

Ao todo serão 10 participantes selecionados por inscrição, que serão divididos em 2 grupos de 5.
Juntamente com os selecionados participarão da residência cristian duarte, thelma bonavita (direção do projeto DESABA), leo nabuco (vídeo e foto registro) e rosa hércoles (acompanhamento teórico).



PERÍODO

Residência 1: de 01 a 07 dezembro
Residência 2: de 15 a 21 dezembro

Os artistas selecionados receberão uma ajuda de custo de 500 reais bruto, alimentação e transporte de São Paulo até o local da residência.

O participante deve estar disponível a semana toda, e ficará alojado no CED (Centro de Estudos de Dança) em Caieiras-SP.



PROCESSO DE SELEÇÃO

Desejamos outros critérios para selecionar e avaliar, diferentes dos habituais CVs e cartas de intenção. Assim como, outros modos de produção e trânsito entre as “fronteiras”.

Propomos uma ação criativa: desenvolver uma biografia falsa e produzir uma foto 5X7 para anexar ao formulário que está disponível aqui.

Desenvolva sua biografia falsa.

Preencha o formulário “pedido de visto” também com base nessa proposta.
Basta clicar no link acima para baixar.

Após o preenchimento, encaminhar o DOC por email (o email corresponde ao período de sua preferência e disponibilidade): residencia1@desaba.org ou residencia2@desaba.org.
Atenção ! crie um email específico para essa comunicação.

Os pré-selecionados serão comunicados por email e convocados para um blind date.
Após o encontro cego, o resultado estará disponível aqui no blog.
Caso o inscrito não seja de São Paulo poderemos realizar o encontro cego via SKYPE.
Candidatos de outros Estados que forem selecionados devem arcar com as despesas de transporte até São Paulo.

Inscrições até o dia 20 de Novembro 2008.


palestras


Sugerimos a idéia de tendência aos três palestrantes.
Cada convidado irá desenvolver sua palestra de modo coerente com o seu desejo e interesse, a partir do que vem desenvolvendo no mundo hoje.
Portanto, não fechamos um tema e sim abrimos um diálogo e propomos a eles um exercício de liberdade.


11 de Novembro de 2008

Palestra–DJ set com JACKSON ARAUJO




Não imagino minha vida sem trilha sonora e vou costurando as memórias do passado, presente e futuro imperfeito com as mais diversas músicas, sobrepondo-as às imagens que recorto da realidade e colo no meu HD interno. Gosto da idéia do caleidoscópio, da fluidez da luz sobre as cores, da rapidez do olhar na busca de captar as possibilidades das muDanças. Entendo um projeto pessoal como uma experiência dadivosa de compartilhamento de emoções e conteúdo. Aprendo a (me) inspirar assim. E por isso sigo musicaligando, imagnetizando, deslizampleando e experimentalizando o novo em suas inesgotáveis fontes de mutação. É nisso que dá nascer na praia, crescer na Floresta Amazônica e desbravar as metrópoles: arco e flecha de neon, chapéu de palha de seda na cabeça de cachorro. Tenho sede, um sorriso de paetês entre os dentes e palavras que escorregam nos caracóis dos cabelos.
Jackson Araujo

Casa Modernista - Rua Santa Cruz, 325 - Vila Mariana - São Paulo/SP
11 5549-4288
19h




Jackson Araujo


+ em DESABATUBE






18 de Novembro de 2008
Palestra com JORGE DE ALBUQUERQUE VIEIRA




Jorge de Albuquerque Vieira desenvolveu interesses, ainda na adolescência, em Artes Plásticas e Filosofia, quando teve seu primeiro contato com a Semiótica. Ainda nessa fase veio a descobrir a Lógica e a Matemática, o que o levou a interessar-se profundamente pela Astrofísica. Na ocasião de prestar o exame vestibular, optou pela Engenharia, tendo em vista o clima político e cultural negativo da época (1966), assumindo consigo mesmo o compromisso de retomar mais adiante a pesquisa científica. Assim, com uma graduação em Engenharia de Telecomunicações, veio a interessar-se pelas características gerais do conceito de Comunicação, ocasião em que entrou em contato com a Teoria da Informação.
Nos últimos tempos tem se dedicado a pesquisar os sistemas psicossociais, conceituados como a transição entre os sistemas psicológicos e individuais para um sistema social, estudando os processos sistêmicos que condicionam os fluxos de informação e a dinâmica da comunicação humana.
Suas áreas de interesse são: Teoria Geral de Sistemas, Teoria do Conhecimento, Teoria da Complexidade e Semiótica Peirceana.

Planetário Prof. Aristóteles Orsini - Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, portão 10 (para pedestres) ou portão 3 para estacionamento (zona azul) - Parque do Ibirapuera - São Paulo/SP
11 5575-5425
19h






Jorge de Albuquerque Vieira


+ em DESABATUBE



25 de Novembro de 2008
Palestra com SUELY ROLNIK




Suely Rolnik é psicanalista, pesquisadora e curadora independente. Professora Titular da PUC-SP e professora convidada do Master de Arte Contemporáneo da Universidad Autónoma de Madrid & Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS), do Programa de Estudios Independientes (PEI) do Museu d’Art Contemporani de Barcelona (MacBa) e do Départament de Danse da Université de Paris 8. Criadora de um projeto de ativação da memória sensível da obra de Lygia Clark e seu contexto, no qual realizou 65 filmes de entrevistas, nervo central de uma exposição da qual foi curadora com C. Diserens (Musée de Beaux-arts de Nantes, 2005, e Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2006). Autora, entre outros, de Micropolítica. Cartografias do Desejo, em colaboração com Félix Guattari (Vozes 8a ed. 2007), publicado em cinco países. Seu principal campo de investigação são as políticas de subjetivação, tratadas de uma perspectiva transdisciplinar, tendo privilegiado, desde os anos 1990, a arte contemporânea em sua transversalidade política e clínica.

Casa das Rosas - Av. Paulista, 37 - Bela Vista - São Paulo/SP
11 3285-6986 / 3288-9447
19h





Suely Rolnik


+ em DESABATUBE

créditos

blog:
Leo Nabuco +DESABA

fotografia:
Ricardo Schetty

make-up foto:
Denise Borro

produção de moda e foto:
Débora Brandt + Thelma Bonavita

assessoria de comunicação:
Cartaz 

produção:
DESABA

agradecimentos:
ESTUDIO XINGU - www.estudioxingu.blogspot.com

playlist

Powered by beta.joggle.com

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

english

DESABA comes as a strategy to communicate a way of thinking and producing; it comes as many actions, speeches, lots of music and movements. Desaba comes as a smooth and acid hedonism, as a fashion, as a practice of liberty. 

Desaba in portuguese means collapse, and for us it's understood as an ongoing action that will generate other forms, other materialities. It’s also a way of saying dare you! 

Desaba is an association initiated by Cristian Duarte and Thelma Bonavita that aims to develop artistic actions to stimulate critical thinking, as well as to produce conditions for its exercise.
Desaba is a tool to generate autonomy and visibility, so rare in our time.

photo ricardo schetty



We think creation comes before project; therefore we developed some procedures to produce a context where our questions are able to find other voices and bifurcations. 

Our main interest is to organize, through this experience, a potent and creative network capable of articulating holes of entrances in our system, generating space and visibility of our desires and understandings of the world around us and its diversity. 

As characteristic of our artistic practices is the necessity of mobility through diverse areas, different medias and territories, thinking this nomadic reality as a survival strategy to access and share our questions and inquietudes, investing on autonomy as a main factor, to elaborate concepts and knowledge production. 

We understand that through the combination of different areas, we might be able to think the contemporary world’s complexity and dare to have temporary responses to it, as well as to project heterotopias*.

This project is entirely committed with today’s society cultural and political processes and searches, through its actions, to create conditions to disseminate ideas, contents and practices that are able to promote other questions and trigger creativity. 

On this specific action, we organized a lecture series open to the general audience with the journalist, Dj and fashion editor Jackson Araujo, the semioticist Jorge de Albuquerque Vieira and Psychoanalyst, researcher and independent curator Suely Rolnik. 
We propose an artistic residency period, open to 10 participants of any art field (application at the menu bar - residências artísticas) and we will develop a creation to be premiered on March 2009 in São Paulo.



ARTISTIC RESIDENCE


This artistic residence aims to develop tools and practices of artistic creation in collaborative way, producing resonances that can be embedded in the history of each artist selected, as well as extend and stimulate the issues of this project. 

Altogether, 10 participants will be selected by application, which will be divided into 2 groups of 5. 

cristian duarte, thelma bonavita (DESABA), Leo Nabuco (video and photo record) and rosa hércoles (monitoring theoretical) will join both residence groups.


PERIOD 

Residence 1: from 01 to 07 December 
Residence 2: from 15 to 21 December 

The selected artists will receive an allowance of 500 Reais bruto, food and transportation from São Paulo to the residence location.

The participant must be available all week and be will be housed
At CED (Center for Dance Studies) in Caieiras-SP. 


SELECTION PROCESS 

We wish other criteria to select and evaluate, other than those 
customary CVs and letters of motivation. 
As well as other modes of production and transit between "borders". 

We propose a creative action: 
To develop a fake biography and to produce a 5X7 photo to be attached to the form that is available here. 

Develop your fake biography.
Fill out the form "visa application" also based on this proposal. 

Just click the link above to download. 

Upon completion, forward the DOC from through e-mail (the e-mail corresponds to the period of your choice and availability): 

residencia1@desaba.org 
or 
residencia2@desaba.org

Attention! 
create a specific e-mail for this communication. 

The pre-selected artists will be notified by e-mail and invited to a blind date. 
After the blind date, the result will be available here on this Blog. 
If the applicant is not from Sao Paulo, we are able to hold the blind date via SKYPE. 
Candidates from other States who are selected, must bear transport costs to Sao Paulo. 

Deadline for application: 08 November, 2008.



PALESTRAS


JACKSON ARAUJO

Casa Modernista 
Rua Santa Cruz, 325
Vila Mariana - São Paulo/SP
11 5549-4288

19h



I cannot picture my life without a soundtrack - i stitch together the memories of an imperfect past, present and future with the most varied songs overlapping the images that i cut out from reality and paste onto my internal HD. I appreciate the idea of a kaleidoscope, the fluidity of light over the colors, the swiftness of the gaze intending to capture the possibility of changes. I understand a personal project as a gifted experience for sharing of emotions and content. I learn to inspire (myself) this way. And as such, I keep on musiconnecting, imagnetizing, slidamplifying and experimentalizing the novel in its endless sources of mutation. That’s what you get from being born at the beach, growing up in the Amazon forest, and sweeping the metropoles: with neon bow and arrow, and a silk straw hat on a dog’s head. I have the thirst, a smile of glitter around my teeth and words slipping through the curls in my hair. 




JORGE DE ALBUQUERQUE VIEIRA

Planetarium of São Paulo.
Prof. Aristotle Orsini
Avenida Pedro Alvares Cabral, s/n, 
Gate 10 (for pedestrians) or gate 3 for parking (zona azul)
Ibirapuera Park - Sao Paulo / SP 
11-5575-5425 

19h 




Jorge developed interests in fine arts and philosophy in his adolescence, when he had his first contact with semiotics. 
At that stage came to discover the Logic and mathematics, which led him to care deeply for Astrophysics. 
At the time of electing his graduation studies, he decided for Engineering, taking into account the negative political and cultural circumstances in 1966, though assuming to himself with the same commitment, to resume 
further scientific research. 
So with a degree in Telecommunications Engineering, he got interested in general characteristics of the concept of Communication, when got in contact with the Theory of Information. 

In recent times he has been devoted to researching psychosocial systems, respected as the transition between psychological and individual systems to a social system, studying the systemic processes that affect the flow of information and dynamics of human communication. 

His areas of interest are: general system theory, theory of Knowledge, Theory of Complexity and Semiotics (Peirce). 



SUELY ROLNIK 

Casa das Rosas
Avenida Paulista, 37 
Bela Vista - Sao Paulo / SP 
Phones: 11-3285-6986 / 3288-9447 

19h


Suely Rolnik is psychoanalyst, researcher and independent curator. 
Professor at PUC-SP University and guest teacher for the Master of Art at the Contemporary Autonomous University of Madrid's Museo Nacional & Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS), the Program of Studies Independent (PEI) of the Museum of Contemporary Art in Barcelona (MACBA) and the Department of the Université de Danse de Paris 8. 

Created a project to enable the memory of the sensitive work of Lygia Clark and its context, in which 65 films of interviews formed the nerve center of an exhibition of which she was curator with C. Diserens (Musée de Beaux - arts de Nantes, 2005, and Pinacoteca do Estado de Sao Paulo, 2006). 

Author, among others, of Micropolítics. Cartographies of hope in collaboration with Félix Guattari (Voices 8th ed. 2007), published in five countries. 

Her main field of research are the politics of subjectivity, treated in a transdisciplinary perspective, privileging, since the 1990s, contemporary art in its political and clinical transversality.