quarta-feira, 15 de outubro de 2008

palestras


Sugerimos a idéia de tendência aos três palestrantes.
Cada convidado irá desenvolver sua palestra de modo coerente com o seu desejo e interesse, a partir do que vem desenvolvendo no mundo hoje.
Portanto, não fechamos um tema e sim abrimos um diálogo e propomos a eles um exercício de liberdade.


11 de Novembro de 2008

Palestra–DJ set com JACKSON ARAUJO




Não imagino minha vida sem trilha sonora e vou costurando as memórias do passado, presente e futuro imperfeito com as mais diversas músicas, sobrepondo-as às imagens que recorto da realidade e colo no meu HD interno. Gosto da idéia do caleidoscópio, da fluidez da luz sobre as cores, da rapidez do olhar na busca de captar as possibilidades das muDanças. Entendo um projeto pessoal como uma experiência dadivosa de compartilhamento de emoções e conteúdo. Aprendo a (me) inspirar assim. E por isso sigo musicaligando, imagnetizando, deslizampleando e experimentalizando o novo em suas inesgotáveis fontes de mutação. É nisso que dá nascer na praia, crescer na Floresta Amazônica e desbravar as metrópoles: arco e flecha de neon, chapéu de palha de seda na cabeça de cachorro. Tenho sede, um sorriso de paetês entre os dentes e palavras que escorregam nos caracóis dos cabelos.
Jackson Araujo

Casa Modernista - Rua Santa Cruz, 325 - Vila Mariana - São Paulo/SP
11 5549-4288
19h




Jackson Araujo


+ em DESABATUBE






18 de Novembro de 2008
Palestra com JORGE DE ALBUQUERQUE VIEIRA




Jorge de Albuquerque Vieira desenvolveu interesses, ainda na adolescência, em Artes Plásticas e Filosofia, quando teve seu primeiro contato com a Semiótica. Ainda nessa fase veio a descobrir a Lógica e a Matemática, o que o levou a interessar-se profundamente pela Astrofísica. Na ocasião de prestar o exame vestibular, optou pela Engenharia, tendo em vista o clima político e cultural negativo da época (1966), assumindo consigo mesmo o compromisso de retomar mais adiante a pesquisa científica. Assim, com uma graduação em Engenharia de Telecomunicações, veio a interessar-se pelas características gerais do conceito de Comunicação, ocasião em que entrou em contato com a Teoria da Informação.
Nos últimos tempos tem se dedicado a pesquisar os sistemas psicossociais, conceituados como a transição entre os sistemas psicológicos e individuais para um sistema social, estudando os processos sistêmicos que condicionam os fluxos de informação e a dinâmica da comunicação humana.
Suas áreas de interesse são: Teoria Geral de Sistemas, Teoria do Conhecimento, Teoria da Complexidade e Semiótica Peirceana.

Planetário Prof. Aristóteles Orsini - Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, portão 10 (para pedestres) ou portão 3 para estacionamento (zona azul) - Parque do Ibirapuera - São Paulo/SP
11 5575-5425
19h






Jorge de Albuquerque Vieira


+ em DESABATUBE



25 de Novembro de 2008
Palestra com SUELY ROLNIK




Suely Rolnik é psicanalista, pesquisadora e curadora independente. Professora Titular da PUC-SP e professora convidada do Master de Arte Contemporáneo da Universidad Autónoma de Madrid & Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS), do Programa de Estudios Independientes (PEI) do Museu d’Art Contemporani de Barcelona (MacBa) e do Départament de Danse da Université de Paris 8. Criadora de um projeto de ativação da memória sensível da obra de Lygia Clark e seu contexto, no qual realizou 65 filmes de entrevistas, nervo central de uma exposição da qual foi curadora com C. Diserens (Musée de Beaux-arts de Nantes, 2005, e Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2006). Autora, entre outros, de Micropolítica. Cartografias do Desejo, em colaboração com Félix Guattari (Vozes 8a ed. 2007), publicado em cinco países. Seu principal campo de investigação são as políticas de subjetivação, tratadas de uma perspectiva transdisciplinar, tendo privilegiado, desde os anos 1990, a arte contemporânea em sua transversalidade política e clínica.

Casa das Rosas - Av. Paulista, 37 - Bela Vista - São Paulo/SP
11 3285-6986 / 3288-9447
19h





Suely Rolnik


+ em DESABATUBE

3 comentários:

  1. o jackson mostrou referências incriveis de moda, arquiteura e musica.
    teve o novo clip da Grace Jones - Corporate Cannibal, Zaha Hadid, Sigur Rós, Justice e muito mais.....
    arrasou !!!!

    ResponderExcluir
  2. foi BAFO!!! a fala do Jorge no Planetario !!!
    veja o video no link menu video ao lado....
    deguste, se inspire....e vale a pena pensar em tirar um dia da vida para visitar o planetario e ver o céu, relembrar que tudo pode ser muito maior do que pensamos....

    ResponderExcluir
  3. vamos repensar todas as palavras, as idéias, as relações e nossos desejos.
    Impar, incitante, desabou todas as rosas !
    video em breve no menu video ao lado >>>

    ResponderExcluir