Olá a todos,
Quem escreve é Thiago Granato. Sou artista e estou trabalhando com a Thelma e o Cris na nova criacão do DESABA. Estamos em residência aqui no CED experimentando…
Fiquei super curioso para conhecer vocês e saber mais sobre o que rolou nas residências.
Por isso pensei em criar um espaço dentro do blog do DESABA para desenvolver um jogo que tem como objetivo documentar e compartilhar questões, impressões e discussões sobre criação, dentro do contexto desse projeto.
Para uma primeira experiência formulei a seguinte pergunta:
SUPONDO QUE VOCÊ NAO TIVESSE PARTICIPADO DAS RESIDÊNCIAS DO PROJETO DESABA, QUE PERGUNTA VOCê FARIA PARA QUEM PARTICIPOU?
A idéia é que cada um de vocês formule uma resposta-questão. A lista de todas as questões sera postada no blog. Elas não terão seus nomes para identificar quem foi que as criou, porém haverá um espaço para quem quiser responder ou comentar, identificando-se ou não.
Nao sei o que vocês pensam sobre isso mas se houver alguma dúvida ou comentário, apriori, por favor me escrevam!
Se alguém quiser já me mandar a sua questão, estou pronto para o jogo.
Esse jogo tem o objetivo de experimentar novas possibilidades de diálogos entre artistas ocupados com o exercício da criação em arte, criando formatos que possam ser compartilhados e utilizados como ferramentas de trabalho.
Muito obrigado,
Bjs.
Thiago.
PERGUNTAS ENVIADAS PELOS RESIDENTES
1) Durante a estadia com os participantes na casa, você sentiu necessidade de criar um espaço para ficar só? Se sim, você conseguiu? Onde? E depois que saiu da casa e voltou ao mundo, você sentiu necessidade de criar um novo ambiente de contaminações e trocas? Se sim, vc conseguiu? Onde?
2) Quais as palavras que você selecionaria dessa experiência? Faça uma lista de (A-Z).
3) Vocês trabalhavam? Tinha aula de dança? Tai Chi Chuan de manhã? Luau à noite? Como era a rotina???
4) O que você elegeria como experiência inaugural? (Se isso ocorreu para você, claro!)
5) Quais os momentos que significaram uma bifurcação no seu processo enquanto artista, se isso rolou e por quê?
6) Democracia, Socialismo ou Totalitarismo?
7) O que é residência artística?
8) Quais as perguntas que mais ocorriam na sua cabeça?
9) Qual o sentido da residência enquanto ferramenta de criação e por quê?
10) Como transformar dispersão em concentração?
11) Que estratégia você usou para reter na memória partes dos fluxos de informação que atravessaram as residências?
12) Quais são as perguntas que não te abandonam desde a participação na residência?
13) O que você comeu lá?
14) Por que foi necessário 7 dias de convívio com essas pessoas ??? ...isso tinha haver com o projeto deles ???
15) O que voces faziam lá ???
16) Por que esse formato de biografia falsa, residência fora de SP, durante 7 dias, com pessoas desconhecidas ???
Tinha um foco ??? Um propósito ???
17) Como foi pra você ter participado ???
18) Que ferramentas de criação você acredita ter absorvido para sua prática como consequência da experiência enquanto residente ?
19) Qual as atividades que vocês realizaram na residência?
20) Como foi o primeiro dia?
21) Qual o perfil dos participantes?
22) Qual situação você mais gostou na residência e qual menos gostou?
23) O que vcs desenvolviam na residência?
24) Como foi o trabalho/participação na residência pra você?
25) Vocês conheceram as pessoas da outra residência?
26) Como foi o dialogo com os outros residentes?
27) O que desaba sobre você?
28) O que os residentes levaram consigo para o CED?
29) Como foi o entrosamento entre os residentes?
30) Você consegue habitar o desequilíbrio? O que os organizadores do Desaba propuseram durante a residência?
31) Você lembra de ter tido outra experiência parecida com a vivida nesta residência?
32) O nome Desaba fez algum sentido durante o processo ou depois?
33) Além do caráter seletivo, como as Fakebio (biografias falsas) influenciaram na presença dos participantes durante a Residência?
34) Depois da Residência, num encontro com outros artistas, o que você destacaria desta experiência?
35) Dança foi a única experiência abordada ou houve incursões em
outras áreas?
36) Neste contexto de Residência, quais os critérios adotados para a elaboração das atividades do grupo?
37) O processo de seleção foi relevante no contexto da residência?
38) Algum residente questionou as experiências realizadas e qual foi esse questionamento?
39) O que ficou pra você depois do Desaba?
40) Houve alguma comunicação depois com os residentes?
41) Algum residente se associou a outro para desenvolver projetos
depois da residência?
42) Você percebeu alguma similaridade nas idéias e desejos do projeto Desaba em relação ao seu trabalho pessoal?
43) Algum residente desistiu da residência? Por que?
44) Qual a sensação da queda?
45) O que os organizadores do Desaba propuseram durante a
residência?
Quem escreve é Thiago Granato. Sou artista e estou trabalhando com a Thelma e o Cris na nova criacão do DESABA. Estamos em residência aqui no CED experimentando…
Fiquei super curioso para conhecer vocês e saber mais sobre o que rolou nas residências.
Por isso pensei em criar um espaço dentro do blog do DESABA para desenvolver um jogo que tem como objetivo documentar e compartilhar questões, impressões e discussões sobre criação, dentro do contexto desse projeto.
Para uma primeira experiência formulei a seguinte pergunta:
SUPONDO QUE VOCÊ NAO TIVESSE PARTICIPADO DAS RESIDÊNCIAS DO PROJETO DESABA, QUE PERGUNTA VOCê FARIA PARA QUEM PARTICIPOU?
A idéia é que cada um de vocês formule uma resposta-questão. A lista de todas as questões sera postada no blog. Elas não terão seus nomes para identificar quem foi que as criou, porém haverá um espaço para quem quiser responder ou comentar, identificando-se ou não.
Nao sei o que vocês pensam sobre isso mas se houver alguma dúvida ou comentário, apriori, por favor me escrevam!
Se alguém quiser já me mandar a sua questão, estou pronto para o jogo.
Esse jogo tem o objetivo de experimentar novas possibilidades de diálogos entre artistas ocupados com o exercício da criação em arte, criando formatos que possam ser compartilhados e utilizados como ferramentas de trabalho.
Muito obrigado,
Bjs.
Thiago.
PERGUNTAS ENVIADAS PELOS RESIDENTES
1) Durante a estadia com os participantes na casa, você sentiu necessidade de criar um espaço para ficar só? Se sim, você conseguiu? Onde? E depois que saiu da casa e voltou ao mundo, você sentiu necessidade de criar um novo ambiente de contaminações e trocas? Se sim, vc conseguiu? Onde?
2) Quais as palavras que você selecionaria dessa experiência? Faça uma lista de (A-Z).
3) Vocês trabalhavam? Tinha aula de dança? Tai Chi Chuan de manhã? Luau à noite? Como era a rotina???
4) O que você elegeria como experiência inaugural? (Se isso ocorreu para você, claro!)
5) Quais os momentos que significaram uma bifurcação no seu processo enquanto artista, se isso rolou e por quê?
6) Democracia, Socialismo ou Totalitarismo?
7) O que é residência artística?
8) Quais as perguntas que mais ocorriam na sua cabeça?
9) Qual o sentido da residência enquanto ferramenta de criação e por quê?
10) Como transformar dispersão em concentração?
11) Que estratégia você usou para reter na memória partes dos fluxos de informação que atravessaram as residências?
12) Quais são as perguntas que não te abandonam desde a participação na residência?
13) O que você comeu lá?
14) Por que foi necessário 7 dias de convívio com essas pessoas ??? ...isso tinha haver com o projeto deles ???
15) O que voces faziam lá ???
16) Por que esse formato de biografia falsa, residência fora de SP, durante 7 dias, com pessoas desconhecidas ???
Tinha um foco ??? Um propósito ???
17) Como foi pra você ter participado ???
18) Que ferramentas de criação você acredita ter absorvido para sua prática como consequência da experiência enquanto residente ?
19) Qual as atividades que vocês realizaram na residência?
20) Como foi o primeiro dia?
21) Qual o perfil dos participantes?
22) Qual situação você mais gostou na residência e qual menos gostou?
23) O que vcs desenvolviam na residência?
24) Como foi o trabalho/participação na residência pra você?
25) Vocês conheceram as pessoas da outra residência?
26) Como foi o dialogo com os outros residentes?
27) O que desaba sobre você?
28) O que os residentes levaram consigo para o CED?
29) Como foi o entrosamento entre os residentes?
30) Você consegue habitar o desequilíbrio? O que os organizadores do Desaba propuseram durante a residência?
31) Você lembra de ter tido outra experiência parecida com a vivida nesta residência?
32) O nome Desaba fez algum sentido durante o processo ou depois?
33) Além do caráter seletivo, como as Fakebio (biografias falsas) influenciaram na presença dos participantes durante a Residência?
34) Depois da Residência, num encontro com outros artistas, o que você destacaria desta experiência?
35) Dança foi a única experiência abordada ou houve incursões em
outras áreas?
36) Neste contexto de Residência, quais os critérios adotados para a elaboração das atividades do grupo?
37) O processo de seleção foi relevante no contexto da residência?
38) Algum residente questionou as experiências realizadas e qual foi esse questionamento?
39) O que ficou pra você depois do Desaba?
40) Houve alguma comunicação depois com os residentes?
41) Algum residente se associou a outro para desenvolver projetos
depois da residência?
42) Você percebeu alguma similaridade nas idéias e desejos do projeto Desaba em relação ao seu trabalho pessoal?
43) Algum residente desistiu da residência? Por que?
44) Qual a sensação da queda?
45) O que os organizadores do Desaba propuseram durante a
residência?
2)
ResponderExcluiramarelo
barco
chuva
devendra
escova
fricção
glitter
horta
indício
janela
kibe
lago
melancia
nado
observação
peruca
quimono
ronco
sumiço
tapete
uivo
verticalizar
wyborowa
xoxota
yoga
zombar
4) fazer compras no supermercado
ResponderExcluir11) anotações de diversos tipos
ResponderExcluir13) glitter!
ResponderExcluirbig martin
ResponderExcluirnão cala vulva
amanhece arrepiada
espera de seus dedos
em costas e naureóla
2) Quais as palavras que você selecionaria dessa experiência? Faça uma lista de (A-Z).
ResponderExcluiramarelo
barco
chuva
devendra
escova
fricção
glitter
horta
indício
janela
kibe
lago
melancia
nado
observação
peruca
quimono
ronco
sumiço
tapete
uivo
verticalizar
wyborowa
xoxota
yoga
zombar
4) O que você elegeria como experiência inaugural? (Se isso ocorreu para você, claro!)
ResponderExcluirfazer compras no supermercado
11) Que estratégia você usou para reter na memória partes dos fluxos de informação que atravessaram as residências?
ResponderExcluiranotações de diversos tipos
13) O que você comeu lá?
ResponderExcluirglitter!
1) Durante a estadia com os participantes na casa, você sentiu necessidade de criar um espaço para ficar só? Se sim, você conseguiu? Onde? E depois que saiu da casa e voltou ao mundo, você sentiu necessidade de criar um novo ambiente de contaminações e trocas? Se sim, vc conseguiu? Onde?
ResponderExcluirsim, no banheiro.
e sim, em outros banheiros...
4) O que você elegeria como experiência inaugural? (Se isso ocorreu para você, claro!)
ResponderExcluirentrar naquela van apertadinha cheia de gente linda
8) Quais as perguntas que mais ocorriam na sua cabeça?
ResponderExcluirhumm...quem eu vou quendá primeiro?
29) Como foi o entrosamento entre os residentes?
ResponderExcluir- uma verdadeira relação entre gladiadores, cumplicidade, entrega e reflexão crítica.
39) O que ficou pra você depois do Desaba?/ 32) O nome Desaba fez algum sentido durante o processo ou depois?
NO DESABA DOGMA
44) Qual a sensação da queda?
- espaço vazio, infinito de possibilidades de ser, LA BAS (pouca altura do chão)
31) Você lembra de ter tido outra experiência parecida com a vivida nesta residência?
- Não sei, talvez a sexual.
27) O que desaba sobre você?
ResponderExcluirvontade de encontrar/grande quantidade de glitter/pequenos movimentos que não páram/Nina Simone/o rosto de cada um/suco de melancia/nomadismo/vida e morte/criação
41) Algum residente se associou a outro para desenvolver projetos depois da residência?
ResponderExcluirexistem alguns namoros rolando…
8) Quais as perguntas que mais ocorriam na sua cabeça?
como tranformar experiencia em experimento?
como produzir ferramentas que possam ser compartilhadas por outros artistas?
como praticar isso com pessoas vindas de diferentes ambientes com diferentes questões?
como percebo que estou em processo criativo? como organizar um cronograma que venha da necessidade geral mas que contenha o especifico?
qual é o interesse dessas pessoas?
como cartografar os inetresses, pessoais e coletivos?
11) Que estratégia você usou para reter na memória partes dos fluxos de informação que atravessaram as residências?
anotei e agora estou usando esse jogo.
5) Quais os momentos que significaram uma bifurcação no seu processo enquanto artista, se isso rolou e por quê?
ResponderExcluir- Acho que no momento estou vivendo uma bifurcação de personalidade enquanto processo artístico.
7) O que é residência artística?
- Achei um Manual da Residência Artística, vejam só! Foi feito pela secretaria de cultura do Estado da Bahia: http://www.mav.ufba.br/boletim/2/Manual_residencia_artistica.pdf
Segundo ele, “as residências têm como objetivos a formação e o desenvolvimento de um projeto”.
34) Depois da Residência, num encontro com outros artistas, o que você destacaria desta experiência?
- Questionamento dos hábitos;
esvaziamento constante (respiração);
tempo fragmentado;
ACÃO BRUTAL
OBSESSÃO = FALTA DE PERMEABILIDADE
12) Quais são as perguntas que não te abandonam desde a participação na residência?
- O que é residência artística?
Festa é um modo de produção?
Como fazer para ser sempre outra pessoa?
Como fazer para ser sempre eu mesma?
O que é trabalho?
6) Democracia, Socialismo ou Totalitarismo?
ResponderExcluir- Totalitarismo, definitivamente.
30) Você consegue habitar o desequilíbrio? O que os organizadores do Desaba propuseram durante a residência?
- Sim, de angústias, auto-críticas, ânsia pelo sucesso, método à priore de fixação das crenças. Num espaço vazio, infinito de possibilidades, me senti tenaz à 1ª imagem de BARANGA/ SEDUTORA por vaidade;
- A disputa de egos com com a leonina me reforçou a crença no zodíaco pela dificuldade de diálogo com a irmã mais velha/ ídola/ egocêntrica: me desperta o espírito competitivo, a busca pelo melhor lugar ao sol.
- Jack me forçou à escravidão. Mas eu gostei.
35) Dança foi a única experiência abordada ou houve incursões em
outras áreas?
- Patins, natação, corte/costura, bambolê, vídeo, foto, passarelas, jogos lúdicos (ex. imitar uma capivara), lavagem de louça, de roupa suja e música.
12) Quais são as perguntas que não te abandonam desde a participação na residência?
- Porque o pagode não sai do amarelo?
- What can I do to be a star?
exo esqueleto
ResponderExcluirfome outra
enfastio
formigamento
lama, chão, folha
abelha e borboleta
do chão pra mão
pra janela
corpo dilata
pouca roupa
o fora na pele
no bolso
faróis verdes (com alguma sorte)
tapete na cauda do broche voador
piano-persiana
a infância ataca sem aviso e eu de novo acho
que não sei brincar
30.
ResponderExcluira) http://www.vimeo.com/3613683