quarta-feira, 15 de outubro de 2008


Desaba vem como uma estratégia para comunicar um modo de pensar e produzir. Vem como várias ações, várias falas, muitas músicas e movimentos. Desaba vem como um hedonismo suave e ácido, como uma moda, como uma prática de liberdade.

Para além do “se joga”, vem - desaba!

Desaba é uma associação entre os artistas Cristian Duarte e Thelma Bonavita, para o desenvolvimento de ações culturais com o objetivo de estimular o pensamento crítico, assim como produzir condições para esse exercício. Desaba é uma ferramenta para gerar autonomia e visibilidade, tão raras em nosso tempo.

Utilize-a.

foto ricardo schetty



Pensamos que criação vem antes de projeto e portanto desenvolvemos vários procedimentos para gerar um ambiente onde as nossas questões possam buscar outros interlocutores e produzir bifurcações.

Nosso interesse está em organizar, a partir dessa experiencia, uma rede criativa e potente que possa articular “modos de perfuração” do sistema, produzindo assim, visibilidade sobre nossos desejos e entendimentos de mundo.

Como característica de nossa prática artística está a necessidade de mobilidade entre as diversas áreas do conhecimento, diferentes mídias e territórios, pensando este nomadismo como estratégia de sobrevivência para acessar e dividir questões e inquietações, apostando na autonomia como fator principal para a elaboração de conceitos e produção de conhecimento.

Entendemos que através da ampla combinação entre as areas do conhecimento, poderemos pensar a complexidade do mundo contemporâneo e responder temporariamente a ele, assim como projetar heterotopias*.

Este projeto está inteiramente comprometido com o processo político e cultural da sociedade e busca, através da sua atuação, criar condições para a disseminação de idéias, conteúdos e práticas que provoquem outras questões e instiguem a criatividade.

Para essa ação específica organizamos um ciclo de palestras aberto ao público em geral, propomos um período de residência artística aberto à artistas interessados de várias áreas (inscrições no menu/ residência artística) e desenvolveremos uma montagem artística do núcleo DESABA, com estréia em março de 2009.

5 comentários:

  1. Desaba e vem.
    DESABA vem como desaforo, aquele que se faz pra deixar de pagar quando já sabemos ser necessário, e de direito, RECEBER.
    DESABA me parece ser parte incessante da busca de Cristian Duarte e Telma Bonavita por serem surpreendentes. É chato vê-los conseguindo. E delicioso.
    Imagino que tudo isto será como desencadear-se e existir. Maravilhoso.
    Degustarei com certezas e dúvidas, parabéns.

    ResponderExcluir
  2. cris e thelminha, que bom o blog e o projeto do desaba comecando. Aqui em Recife no encontro da red sulamericana, se falou muito de blog como maneira nao apenas de difundir um trabalho, mas de criar outras maneiras desse trabalho existir, esteticamente, politicamente, enfim...
    vou acrecentar o blog la no do nucleo, vamos pensar maneiras de fazer umas trocas. beijos!

    ResponderExcluir
  3. expressão corporal é tudo.

    ResponderExcluir
  4. Nossa demaais! Parabéns, gostaria muito de ter a oportunidade de trabalhar com vocês! jea participei de algumas aulas com a Thelma nas artes do corpo, eu era ouvinte nas aulas da Chris greiner. E tava no mestrado. Defendi meu emstrado sobre performance em amio deste ano.
    Muitos beijos, crarei meu perfil fake...hehe!

    ResponderExcluir
  5. queridos, acabo de postar um texto em meu blog sobre o último encontro na casa das rosas com suely rolnik. um beijo pra vocês. a proposta está bela.

    www.wagnerschwartz.blogspot.com

    ResponderExcluir