sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Residência DESABA / PROCESSO DE SELEÇÃO

Residência Artística como experimento :

Uma das hipóteses desse projeto - a de que “criação vem antes de projeto”, ocorreu durante um período de residência artística onde tivemos a chance de estar em contato com outros artistas e teóricos. Em várias de nossas conversas e experimentações percebemos que ali algo estava sendo germinado e que, com o tempo, um projeto emergiria e não o contrário - um projeto à priori detonaria nossa criação (mesmo porque não tínhamos um projeto!).

Desse ambiente onde pudemos exercer a criação, sem compromisso com a produção imediata, foi-se delineando esse projeto. Portanto a importância em se investir nisso novamente. E para isso, propusemos a residência artística e um processo de seleção via biografia falsa, para compartilhar e continuar testando essa deliciosa hipótese.

Biografia falsa, porque desejávamos, antes de mais nada, um exercício de criação. Biografia falsa, porque desejávamos nos aproximar das projeções e desejos alheios sem o condicionamento das respostas “corretas” ou de CVs tradicionais. Biografia falsa, porque inventamos à partir das nossas referências. 

E isso nos levou à algumas questões, entre elas:

Temos uma verba limitada e pública. Quais os critérios que vamos adotar para selecionar, e como se produz critérios coerentes com o modo de produção em dança e visão de mundo que desejamos?

E, somente à partir da “experiência do experimento” é que, pudemos visualizar o quê esse experimento está dando conta ou não.

Primeiro, os critérios adotados para realizar a pré-seleção foram basicamente os seguintes: 

1. biografias que adotaram uma borda tênue entre “realidade” e “ficção”
2. Se, o “universo” ou umwelt* da biografia falsa, provocava ou cruzava em algum aspecto com o universo ou umwelt desse projeto específico, em termos de questões e interesse. 

Entendendo esse universo/umwelt como provisório e mutável, isto é, para esse projeto do DESABA nesse momento, estamos ocupados com algumas questões, é um recorte provisório, sim, sim. E falaremos um pouco melhor sobre esse recorte ao final de cada residencia. Portanto os não pré-selecionados não significam para nós fora do "ranking"(mesmo porquê nao damos à menor atenção à isso) mas sim,  significam uma bifurcação no tempo e quem sabe onde ela vai dar?
Continuando...

Depois tivemos os “blind dates” e, durante esses encontros marcados, outras fichas foram caindo. Fomos entendendo que as coisas não começam nem terminam aqui mesmo (as bifurcações do tempo), e que escolha se dá por ambas as partes , como em um blind date mesmo, o desejo de se reencontrar surge ou não.
 
Gostaríamos sim de ter tido mais tempo (artigo de luxo!) ou mesmo ter conseguido propor algo para que esse sistema de escolha tornasse os pré-selecionados mais ativos na decisão. Mas ainda não encontramos um procedimento para isso. Anotado no caderninho!

O importante agora é dizer que, independente de selecionado ou não para esse projeto específico (o que sempre gera desconfortos) é que, todo experimento inclui o erro e que, apenas através dele é que podemos de fato reestruturar e descobrir possibilidades até então cobertas pela ilusão da certeza e da verdade absoluta. 

Gostaríamos que esse exercício das biografias falsas se transformasse numa ferramenta de criação e que gerassem projetos. Deixamos o DESABA blog como um possível lugar para qualquer manifestação de natureza compatível com esse meio eletrônico. É importante também se pensar no uso ético dessa ferramenta. Muito importante !!!!!

Por isso, selecionado ou não, oferecemos como exercício de liberdade, testar ou não, essa ferramenta. Para que ela não seja reduzida a uma estratégia de seleção somente, mesmo percebendo que essa estratégia de seleção, de aparência irresponsável, é extremamente potente e incitante!

Agora, está sendo realmente um exercício intenso e muito gratificante. 
Como produzimos critérios? 
Quais são eles e quais suas implicações políticas? 
Qual o grau de coerência que conseguiremos alcançar?

Bom, depois vem mais, ainda estamos extremamente imersos nesse caldo...



*Umwelt : Ambiente – sua tradução literal é: ‘mundo ao redor’ (Jakob von Uexküll)



Os residentes: